São Paulo / SP - domingo, 05 de maio de 2024

Diabetes Tipo 2

 

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes( IDF), o número de pessoas com diabetes ao redor do mundo, era de 415 milhões de pessoas em 2015, e sua incidência crescente denota uma Epidemia Global, podendo chegar a 642 milhões de pacientes em 2040. A Diabetes , se for mal conduzida pode favorecer várias outras complicações, como as cardiovasculates (Infarto Agudo do Miocárdio), Neuropatia diabética, Retinopatia Diabética, Doença Renal Crônica, além de Demência, Acidente Vascular Cerebral e amputações. Isso tudo reflete em uma elevada mortalidade e sobrecarga dos sistemas públicos de Saúde de países menos desenvolvidos.

Em relação ao Diabetes Tipo 2, esse aumento progressivo, tem relação com o aumento de Obesidade, pela má qualidade de alimentação da população e pela falta de políticas públicas para o controle de Obesidade, principalmente na população mais carente, com menos recursos.

A falta de atividade física, o aumento de Horas Tela( TV, Computador, Smartphones), o aumento de tempo no trabalho, sem pausas para sair da Tela de Computador colaboram muito para essa epidemia de obesidade, levando a várias outras doenças, sendo as mais comuns nesses casos a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Tipo 2.

Porém nem todo paciente com Obesidade será um portador de Diabetes, isso porque o fator genético tem grande impacto para que isso aconteça. A etiopatogenia de Diabetes ocorre pela junção de fatores ambientais e fatores genéticos(hereditariedade). Lembrando que os ambientais, podemos sempre modificar, para termos uma melhor qualidade de vida.